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“Nós nos tornamos nós mesmos através dos outros”

Lev Vygostky
DANÇA: MOVIMENTOS QUE EXPRESSAM E COMUNICAM


Movimento é vida, é ação e reação. Dança é puro movimento, um conjunto integrado de coreografias e ritmos, sucessão de gestos, passos e manobras coordenadas. Dançar é um ato que comunica, que transmite sentimentos, que mostra as expressões corporais e emocionais. A dança traduz estados de espírito e evidencia o que o ser humano possui de melhor. Trata-se de uma arte cuja compreensão teórica é difícil.
Para o total entendimento, é necessário viver a dança, experimentar, sentir e, enfim, colocar em prática. Na seara educacional, a dança é de grande relevância no processo de aprendizado. Por meio dela, as crianças entram em contato com ritmos dos mais diversos. Contagiante, a dança desenvolve a motricidade e é uma expressão artística cujo apelo é amplo. Dançar, por exemplo, pode ser importante para relaxar, para compreender e para trabalhar globalmente aspectos do corpo humano. Ela liberta os movimentos e estimula as expressões. As crianças precisam de experiências criativas e de interpretação por meio dos movimentos. Por suprir essa necessidade, a dança precisa ser, cada vez mais, integrada às experiências de aprendizagem da criança.
É possível também obter autorrealização e autoconfiança pelo ato de dançar. Aliás, usando os movimentos que a dança oferece, é concebível aprender muitas coisas: é possível ser criativo, compreender as noções espaciais e de tempo, adquirir timing e, mais ainda, combinar a dança com outros tipos de arte e áreas de conhecimento.

No tocante à dança, o Ministério da Educação e Cultura, por meio dos Parâmetros Curriculares Nacionais, define que é uma arte que faz parte das culturas humanas e sempre integrou o trabalho, as religiões e as atividades de lazer. Os povos sempre privilegiaram a dança, sendo esta um bem cultural e uma atividade inerente à natureza do homem. Toda ação humana envolve a atividade corporal. A criança é um ser em constante mobilidade e utiliza-se dela para buscar conhecimento de si mesma e daquilo que a rodeia, relacionando-se com objetos e pessoas. A ação física é necessária para que a criança harmonize de maneira integradora as potencialidades motoras, afetivas e cognitivas. A criança se movimenta nas ações do seu cotidiano. Correr, pular, girar e subir nos objetos são algumas das atividades dinâmicas que estão ligadas à sua necessidade de experimentar o corpo não só para seu domínio, mas na construção de sua autonomia. A ação física é a primeira forma de aprendizagem da criança, estando a motricidade ligada à atividade mental. Ela se movimenta não só em função de respostas funcionais (como ocorre com a maioria dos adultos), mas pelo prazer do exercício, para explorar o meio ambiente, adquirir melhor mobilidade e se expressar com liberdade. Possui, nesta etapa de sua vida, um vocabulário gestual fluente e expressivo.

Prof. João Artur Izzo


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